Como saber o número do PIS

O Programa de Integração Social ou simplesmente PIS, junto com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um importante programa de Abono Salarial que todos os anos beneficiam milhares de trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários por mês. Com o recebimento do PIS você pode gastar o dinheiro da forma que desejar, ou seja, poderá pagar alguma conta importante, adquirir algum produto novo ou mesmo guardar em sua poupança para aumentar os seus rendimentos. Para sacar esse benefício, entretanto, o trabalhador precisa conhecer o seu número do PIS – um número de documento que pouca gente sabe para que serve ou onde encontrar. Confira a seguir como saber o número do PIS.

Como saber o número do PIS

Como saber o número do PIS

Como o pagamento do PIS é realizado de acordo com o mês de nascimento do beneficiário é comum que o mesmo acabe esquecendo o número do seu PIS. Mas se você precisa informa-lo para algum tipo de serviço ou cadastro e não sabe como encontra-lo é só continuar a leitura desse artigo que te mostrarei como é simples e fácil recuperar o número do seu benefício. Confira a seguir.

Onde encontro o número do PIS?

Assim como o RG e o CPF, o número do PIS é único para cada pessoa. Quando você solicita o agendamento da Carteira de Trabalho também recebe o número do seu beneficio, e ao contrário do que muitos imaginam se precisar emitir uma segunda via de sua CTPS o número do PIS não é alterado, ou seja, permanece o mesmo.

Documentos que contém o número do PIS:

  • Carteira de trabalho (CTPS);
  • Cartão Cidadão;
  • Carteira de identidade (nos modelos mais novos do documento);
  • Cartão do Bolsa família

E se você já trabalhou com Carteira Assinada saiba que está cadastrado no PIS, tendo em vista que é obrigatório por parte da empresa que possui CNPJ realizar tal procedimento que deve ser feito quando a mesma é considerada como seu primeiro empregador.

Como saber o número do PIS pela CTPS

Essa é a forma mais simples de se encontrar o número do seu beneficio. Nas Carteiras de modelo antigo você poderá encontrar o PIS nas páginas de “Anotações Gerais”, junto com a anotação do contrato de experiência do seu primeiro emprego ou então na última página.

Número do PIS

Número do PIS na carteira de trabalho

Já no modelo mais atual, o PIS é inserido na primeira página da Carteira e em negrito. Está localizado no campo “PIS/PASEP” e possui onze dígitos decimais. Com esse número, você pode sacar e consultar o PIS, além de outros benefícios, como o Seguro Desemprego, Bolsa família e Fundo de garantia.

Como saber o número do PIS pela internet

Outra forma de consultar o número do seu beneficio é através do site do Dataprev (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml). Ao acessar o link, clique em “Inscrição” que está localizado na barra do menu e depois clique em “Filiado”. Preencha todos os dados solicitados e, em seguida, clique em “Continuar”.

Na nova janela aberta, você encontrará todos os seus dados, inclusive, o número do seu PIS que aparecerá dentro de uma barra vermelha. É só anotar e guardar em um lugar seguro para que possa consultar facilmente a qualquer momento.

Consulte também:

Como saber o número do PIS pelo telefone

Se você tiver dificuldade em acessar o site do Dataprev que pode ficar indisponível por motivos como manutenção ou grande número de acesso ao sistema poderá optar pela consulta através do telefone.

É só ligar para o atendimento da Previdência (135) ou então para o 0800 726 0207 que é o número da Caixa. Além do telefone, você ainda conta como alternativa, a solicitação do seu beneficio diretamente em uma agência desse banco ou então em algum Posto de Atendimento da Previdência Social. Desta forma, é só verificar qual é o melhor para você.

Gostou dessas dicas? Então deixe a sua curtida no botão abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Reply