Quem tem direito ao PIS

O PIS 2018 (Programa de Integração Social) é um dos Abonos Salariais mais importantes que o Governo disponibiliza aos trabalhadores, os quais aguardam ansiosamente, todos os anos, para poderem sacar este importante benefício que auxilia e incentiva milhares de pessoas anualmente, que podem utilizar o valor da forma como desejarem. Por isso, é fundamental que o trabalhador conheça os seus direitos e saiba quem tem direito ao PIS, para não perder a oportunidade de sacar esse importante benefício.

Quem tem direito ao PIS
Quem tem direito ao PIS – Regras para receber o PIS

O PIS junto com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) permite com que os seus beneficiados possam contar com um valor a mais que é pago, respectivamente, a partir do mês de aniversário e conforme o número final do cadastro no programa. Dessa forma, quem tem direito o PIS aproveita para quitar parte de suas dívidas ou fazer algum importante investimento. É por isso que o Abono Salarial é também chamado de décimo quarto salário.

Como se sabe, o PIS é o programa direcionado aos trabalhadores que atuam em empresas da iniciativa privada, enquanto o PASEP é para os servidores públicos. Mas é claro que as regras para participar dos programas não se resumem somente a este critério, pois que existem outros que são necessários para poder auxiliar justamente quem realmente precisa e merece receber o PIS 2018. Se você não conhece as regras do programa precisa ler este artigo até o final, pois irei te mostrar todos os requisitos solicitados para que você possa fazer parte deste importante Abono Salarial. Me acompanhe!

Quem tem direito ao PIS?

Quem tem direito ao PIS

Para poder participar do programa é necessário que o trabalhador atenda os seguintes requisitos, a saber:

  • Estar cadastrado no programa pelo período mínimo de cinco anos;
  • Deverá ter trabalhado pelo menos 30 dias consecutivos ou não, com a carteira assinada durante o período de ano-base;
  • Deverá ter ganhado no máximo até dois salários mínimos no ano-base de apuração;
  • Deverá ter os seus dados devidamente informados pela empresa ao Ministério do Trabalho através do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), cuja responsabilidade é exclusiva do seu empregador.

PIS 2018 – Quem tem direito ao Abono Salarial

O PIS foi criado na década de 1970 com o intuito de financiar o pagamento do Seguro-desemprego e do abono dos funcionários que atuam nas empresas do setor privado e cuja legislação seja regida pela Consolidação das Leis do Trabalho ou CLT.

PIS 2018
PIS 2018

Todos os anos, o Governo Federal divulga a tabela de pagamentos do PIS que é liberada conforme o mês de aniversário do trabalhador. Geralmente os pagamentos são iniciados no mês de Julho de um determinado ano e com encerramento do período no mês de junho do ano seguinte.

Valor do PIS 2018

Valor do PIS 2018O pagamento é feito de modo proporcional ao tempo em meses que o trabalhador comprovadamente executou suas atividades, durante o respectivo ano-base de apuração. Deste modo, quem tem direito ao PIS e trabalhou durante todo o ano receberá o valor referente a um salário mínimo integral, mas se o período for inferior a este período é necessário fazer o cálculo para descobrir qual é o valor proporcional a que se tem direito.

Para fazer o cálculo é só seguir o método seguinte que é bem simples: pegue o valor do salário mínimo vigente e divida por 12 (período referente a um ano) e depois multiplique pelo número de meses trabalhados. O resultado obtido será o valor que irá receber pela Caixa Econômica Federal.

Consulta ao PIS – Regras para receber o PIS

Consulta PIS 2018Se você ainda possui dúvidas sobre quem tem direito ao PIS 2018 se está devidamente cadastrado no PIS ou gostaria somente de confirmar se poderá contar com o benefício agora em 2018 precisará fazer uma consulta, a qual é possível através da internet, ou seja, no seu computador a qualquer momento ou dia que preferir.

O procedimento é bem simples, basta acessar o site da Caixa por meio deste link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01). Assim que a nova janela for aberta é só preencher o formulário com os seguintes dados, a saber: o seu NIS (Número de Inscrição Social) e a sua senha internet (caso não a possua é só fazer o cadastro através do botão “Cadastrar senha”). Em seguida, é só clicar em “OK” e depois verificar na nova página todas as informações referentes ao seu benefício.

E não custar lembrar que esteja na lista de quem tem direito ao PIS deverá fazer o saque antes de 30 de Junho de 2018 senão perderá o Abono referente ao período. O saque é realizado nas agências da Caixa, Correspondentes Caixas Aqui ou então nas Casas Lotéricas. Aproveite!

Que tal passar essas informações para os seus amigos? Compartilhe este artigo com eles nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *