Pagamento do PIS – Como sacar

Todo trabalhador beneficiário do PIS aguarda sempre com expectativa o momento em que o Abono Salarial será disponibilizado para o saque. Muitos deles já antecipam a destinação do beneficio, seja para a compra de algum produto, aquisição de serviço ou mesmo para se fazer um pequeno investimento. O pagamento do PIS ajuda milhões de trabalhadores a fecharem as contas no final de ano, funcionando quase como um décimo quarto salário. O PIS 2018, assim como o PASEP beneficia milhares de trabalhadores, sendo que o primeiro privilegia os trabalhadores que exercem suas atividades em empresas da iniciativa privada, enquanto o segundo é direcionado para aqueles que atuam no serviço público.

Pagamento do PIS - Como sacar o PIS?
Pagamento do PIS – Como sacar o PIS?

Como se sabe, ambos os programas do Governo Federal realizam os pagamentos de acordo com o calendário próprio de cada um, o qual é disponibilizado com antecedência à data de pagamento dos primeiros beneficiados. E se você ou algum familiar tem direito ao PIS precisa ficar atento aos prazos para não perder o seu beneficio. Veja a seguir como fazer para sacar o seu PIS.

Como sacar o PIS

Primeiramente você deve conferir as datas do pagamento do PIS, o qual é disponibilizado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Para realizar o saque é importante que você tenha em mãos um documento de identificação com foto, o número do seu PIS (que se encontra na sua Carteira de Trabalho) e, se tiver, o seu Cartão Cidadão.

Feito isso, é só se dirigir a uma agência da Caixa, Postos Autorizados ou em uma Casa Lotérica para fazer o saque do Abono Salarial 2018. Mas, se você for um cliente do banco, ou seja, possuir alguma conta poupança ou corrente é só conferir no seu extrato se o valor foi devidamente depositado, o qual é realizado com alguns dias de antecedência em relação à data de pagamento geral que é destinada para quem não possui conta.

Prazo para sacar o PIS

É importante ficar atento às datas para não perder o prazo do saque do seu PIS 2018. Como você pode conferir na tabela, o último pagamento será liberado no dia 16 de março de 2018 que se refere aos aniversariantes dos meses de Maio e Junho.

Deste modo, você não deve deixar para sacar o seu beneficio após essa data, pois poderá correr o risco de perder o direito ao recebimento. Geralmente, a Caixa (instituição responsável pelo pagamento do Abono) segue o cronograma de pagamento conforme a tabela e se você não sacar em tempo hábil o seu PIS, o valor retornará ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e não poderá solicitar o recebimento.

Calendário PIS 2018

Excepcionalmente, os trabalhadores que não sacaram o PIS referente ao período 2018 terão mais uma oportunidade de receber o beneficio, cujo prazo foi estendido para até o dia 30 de junho de 2018 que será a data limite. Confira abaixo o calendário PIS 2018:

Calendário PIS 2018
Calendário PIS 2018 – Tabela PIS 2018

Tal medida foi adotada pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) e pelo Ministério do Trabalho que perceberam que mais de 1,2 milhão de trabalhadores deixaram de receber o beneficio a que tem direito. Vale lembrar que nem todos os trabalhadores tem direito ao benefício, pois o PIS não pode ser pagos às seguintes classes trabalhadoras:

Se você se enquadra nesse caso, aproveite e verifique a sua situação nesse link (http://abonosalarial.mte.gov.br/) para saber se tem direito e, em caso, positivo, realize o saque o quanto antes. Medidas como essa podem não ocorrer novamente. Então, não conte com a sorte!

Quer saber mais sobre o pagamento PIS? Deixe sua dúvida dos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *