Como saber se tenho direito ao PIS?

Como saber se tenho direito ao PIS – O Programa de Integração Social, mais conhecido pela sigla PIS 2018, é um projeto feito pelo Governo Federal, que dá uma espécie de décimo quarto salário para os trabalhadores de empresas privadas que cumpram os requisitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho.

Esse benefício é distribuído anualmente através do calendário PIS 2018, e os pagamentos são distribuídos ao longo de todo o ano. Agora, existe uma dúvida se você pode ter direito ao PIS ou não, já que algumas regras foram alteradas, fazendo com que muita gente não tenha certeza se irá receber esse dinheiro do Governo ou não.

Como saber se tenho direito ao PIS
Como saber se tenho direito ao PIS

Clique aqui e confira quem tem direito ao PIS.

Quem tem direito ao PIS – Como saber se tenho direito ao PIS

Uma primeira maneira para saber se você tem direito ao PIS é verificar se você cumpriu todos os requisitos que o Governo Federal exige para liberar esse benefício as pessoas. Segundo as regras do Abono Salarial Caixa, tem direito ao abono salarial todos os trabalhadores que:

  • Trabalham com cadastro no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Tenha salário médio mensal de, no máximo, 2 salários mínimos;
  • Trabalhem com carteira assinada;
  • Trabalhem para empresa da iniciativa privada;
  • No ano base, tenha pelo menos 30 dias de serviço com carteira assinada;
  • Precisam constar na RAIS entregue ao Ministério do trabalho pelo Empregador.

Esses são os primeiros critérios usados pelo Governo para liberar esse abono salarial para milhares de trabalhadores por todo o Brasil. Mas, além disso, outro ponto importante que você deve levar em consideração é a questão do salário recebido, já que o PIS apenas é dado para quem recebe até no máximo 2 salários mínimos, em média, por mês. Leva-se em conta a média dos salários recebidos pelo trabalhador no ano base.

Trabalhadores cuja média salarial for superior a 2 salários mínimos ao mês não terão direito a receber o abono salarial 2018.

Por fim, um último ponto que você deve verificar sobre o PIS é perceber se a sua empresa preencheu todo o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) no tempo certo. Essas informações sobre o empregador são indispensáveis para o Governo Federal ter um controle de quanto irá gastar com o PIS a cada ano, por isso, devem ser preenchidas pelo menos um mês antes do pagamento ser realizado.

Consulta PIS na Caixa

Outra forma de verificar se você tem direito ao PIS e também ver qual a data de pagamento desse benefício, é Consultar o PIS diretamente em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal munido do seu cartão cidadão e perguntar se você tem direito a esse benefício.

O próprio funcionário da Caixa vai te informar se você tem direito ao PIS, já que caso o seu cadastro esteja regularizado, ele vai aparecer no sistema desse banco, fazendo com que fique mais fácil você organizar o seu orçamento financeiro, levando em consideração se você tem ou não direito a esse benefício.

Outra forma de realizar essa consulta do PIS e saber se você tem direito a esse benefício é ligar para a central de atendimento Caixa Econômica através do 0800 726 0207, informar o número do PIS e por fim aguardar a atendente verificar no sistema se você está incluído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *