Cartão Cidadão – Como Fazer

O Cartão Cidadão é um cartão magnético fornecido pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que fazem parte dos programas sociais do Governo Federal como, por exemplo, o PIS 2018, o FGTS e o Seguro-desemprego. Com o Cartão Cidadão, o pagamento do seu benefício pode ser realizado com muito mais segurança e agilidade em algum dos postos de atendimento dos correspondentes bancários ou então nas agências da Caixa.

Cartão Cidadão - Como fazer? Consulta Saldo
Cartão Cidadão – Como fazer? Consulta Saldo

O cartão, como qualquer outro, é pessoal e intransferível e deve, portanto, ser guardado com muito cuidado. Nele consta o seu nome completo, número do seu benefício e data de emissão. Se, você ainda não possui o seu Cartão Cidadão é só continuar a leitura deste artigo que irei te apresentar a seguir todas as informações importantes, para que possa providenciar a sua solicitação. Me acompanhe!

Como fazer o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um direito assegurado a todos os trabalhadores e beneficiários, inclusive aqueles que integram programas sociais como o FGTS provisionado, o Abono Salarial 2018 e ao agendamento do Seguro desemprego.

Deste modo, o Cartão Cidadão é imprescindível para o trabalhador, já que o mesmo é utilizado para diversas ocasiões e benefícios de ordem trabalhista. Para ter o seu, é só conferir a seguir quais são os documentos necessários para fazer a solicitação.

Documentos necessários para fazer o cartão Cidadão

Para pedir o seu Cartão Cidadão é necessário que tenha o número do seu PIS (Programa de Integração Social) que precisará ser informado no caso de pedidos realizados pelo telefone através do número 0800-726-0207. Vale lembrar que a ligação é gratuita.

Para a solicitação diretamente em uma agência da Caixa (modelo mais adotado), além do número do seu PIS, será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou então Carteira de Motorista (CNH);
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Termo de Responsabilidade (que poderá ser acessado no site da Caixa e deverá ser assinado na presença de um funcionário do banco).
  • Caso possua, poderá também apresentar os seguintes documentos que são aceitos, a saber: Carteira Funcional (para profissionais liberais), Passaporte (emitido dentro ou fora do Brasil), Identidade Militar e Carteira de Identidade de estrangeiros.

Após a apresentação dos documentos você precisará cadastrar uma senha de seis números para que possa utilizar plenamente o seu cartão. Feito esse procedimento, basta aguardar o prazo médio de 15 dias para recebê-lo, o qual poderá ser enviado diretamente a sua residência ou retirado na agência da Caixa.

Com o cartão, você poderá consultar e sacar o PIS, Bolsa Família, Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, entre outros. Por outro lado, a solicitação e a retirada do Cartão Cidadão são feitas gratuitamente, ou seja, não há nenhuma cobrança de taxa, o que se pode considerar como mais uma vantagem para o trabalhador!

Para que serve o Cartão Cidadão

As vantagens do Cartão Cidadão ainda são desconhecidas por boa parte dos trabalhadores. O mesmo oferece toda a comodidade e agilidade para o acesso aos dados dos programas sociais em que o trabalhador se encontra inscrito. No mais, com o Cartão Cidadão é possível:

  • Consultar o saldo e o extrato de contas e quotas do FGTS;
  • Efetuar saque deste benefício no valor máximo de R$ 1.000,00;
  • Receber os principais benefícios governamentais a que tem direito como, por exemplo, Bolsa Família, Bolsa Escola, Abono Salarial e Seguro desemprego.

Agora que você já está por dentro vá o quanto antes a uma agência da Caixa e peça o seu! E não se esqueça de deixar a sua curtida abaixo, ok? Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *