Caixa PIS 2018

CAIXA PIS – O PIS (Programa de Integração Social) é um modelo de Abono Salarial que, todos os anos, beneficia milhares de profissionais que atuam em empresas da iniciativa privada no Brasil. Com o PIS, o beneficiário pode contar com até um salário extra, concedido em uma única parcela, para gastar o valor da forma que achar mais interessante ou necessária. Esse abono salarial é pago através da Caixa Econômica federal todos os anos, e funciona como um décimo quarto Salário.

CAIXA PIS - Valor do abono salarial Caixa, Calendário PIS 2018
CAIXA PIS – Valor do abono salarial Caixa, Calendário PIS 2018

Além do PIS existe também o PASEP 2018 (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) que é destinado aos servidores públicos. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil. Veja a seguir como funciona esse programa e como você pode contar com esse benefício.

Quem tem direito ao PIS

Os trabalhadores que tem direito ao abono salarial 2018 são aqueles que atendem os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS em um prazo mínimo de cinco anos;
  • Ter trabalhado durante o período mínimo de 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base que é considerado para a devida apuração, com a referida comprovação na Carteira de Trabalho;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período de apuração;
  • Ter seus dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) feito pelo empregador ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Atenção: pela regra atual, Empregadas domésticas não tem direito ao PIS, bem como funcionários públicos e empresários.

Caixa PIS Valor

O valor que o beneficiário recebe é de até um salário mínimo vigente no período do pagamento. Com as novas regras adotadas por meio da Lei 13.134/15, agora o trabalhador recebe o valor proporcional ao tempo de trabalho comprovadamente realizado, que deve ser multiplicado por 1/12.

Vale lembrar que, para efeito de cálculo considera-se o período de 15 dias ou mais como mês integral, ou seja, se você trabalhou 4 meses e 16 dias deverá calcular o abono como 5 meses.

Calendário PIS 2018

O pagamento do PIS é realizado de acordo com o calendário PIS 2018 disponibilizado no início do ano pela Caixa Econômica Federal. E, por via de regra, sempre foi estabelecido uma data limite, para que os contemplados pudessem realizar o saque do seu beneficio.

Tabela PIS 2018 para Correntistas
Tabela PIS 2018 para Correntistas

Entretanto, como mais de 1 milhão de trabalhadores deixaram de sacar o abono referente ao período 2016/2017, o CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) ampliou o prazo. Se você não sacou o seu PIS 2018 poderá fazê-lo até o dia 30 de dezembro de 2017.

Se você não fizer o saque até essa data, perderá o direito ao Abono deste período. Caso tenha dúvidas e gostaria de saber se tem direito ao PIS, basta acessar este link (http://abonosalarial.mte.gov.br/), informar o número do seu CPF ou PIS/PASEP, sua data de nascimento, o código de segurança gerado e depois clicar no botão “Consultar” para conferir.

Como sacar o PIS

Após conferir a data no calendário em que o pagamento estará disponível você deverá fazer o seguinte:

  • Se não for cliente da Caixa: Leve um documento com identificação, número do seu PIS e Cartão Cidadão (se tiver) a uma agência da instituição bancária ou Casa Lotérica, para realizar o saque;
  • Se for cliente da Caixa: Basta conferir na sua conta se o depósito foi realizado na data equivalente.

Em caso de dúvida, ligue para a Central 0800 726 0207 ou então deixe uma mensagem nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *