Agendamento Seguro-desemprego

Os trabalhadores que foram dispensados sem justa causa precisam dar entrada no Seguro-desemprego para garantir o amparo legal enquanto buscam uma nova recolocação no mercado de trabalho. Todavia, o Seguro-desemprego como vários serviços do Governo Federal recentemente sofreu alterações. Se você precisa desse importante beneficio deve ler este artigo com bastante atenção, pois agora para se solicitar o seguro é importante realizar o agendamento Seguro-Desemprego que deve ser feito pela internet.

Agendamento Seguro Desemprego
Agendamento Seguro Desemprego

Se você ainda não sabe como fazer, não se preocupe, pois o procedimento é bem simples e rápido. Confira!

Como agendar o Seguro Desemprego

Esqueça aquelas longas filas que caracterizavam os Postos de Atendimento do Ministério do Trabalho, pois isso ficou no passado! Agora, o procedimento inicial é eletrônico, ou seja, a partir do seu próprio computador você poderá fazer o agendamento do seguro desemprego virtual para o atendimento presencial.

Nesta modalidade você poderá escolher a melhor data e horário que deseja comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento para dar a entrada no seu Seguro-desemprego 2018. Assim sendo, será necessário acessar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) através do link:

http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam)

Observe que no lado esquerdo de sua tela há as seguintes opções: Agendar, Reagendar e Cancelar. Já na parte central da tela, aparece o formulário que, após escolher a primeira opção, se deve preenchê-lo com as informações iniciais básicas que são:

  • Estado onde reside;
  • Seu município;
  • Tipo de Atendimento (escolha “Entrada no Seguro Desemprego)
  • Digite o código de segurança que é gerado automaticamente pelo sistema e, em seguida, clique em “Prosseguir”.
Seguro desemprego Agendar
Seguro desemprego Agendar

Na nova janela informe os dados pessoais solicitados e depois escolha a melhor data e horário que deseja comparecer ao Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho. Se, em algum momento após a efetivação do agendamento você perceber que não será possível comparecer no dia e hora previamente marcada, não tem problema!

Acesse novamente o link do SAA, clique em Reagendar, preencha corretamente o formulário e escolha outro momento que lhe será mais apropriado.

Agendamento seguro desemprego pela internet

Como o objetivo do Ministério do Trabalho é diminuir o número de filas e melhorar o atendimento público, o sistema de agendamento virtual pode ainda não estar funcionando em todas as cidades, uma vez que o modelo é recente. Por outro lado, grande parte das regiões, metrópoles e cidades de médio porte já contam com essa importante ferramenta.

A dica é: Acesse o link e verifique se sua cidade já realiza este tipo de serviço. Se a resposta for negativa, você deverá se dirigir a uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho para realizar o procedimento tradicional.

Como sacar o Seguro-Desemprego?

Uma vez que o seu auxílio desemprego tenha sido aprovado, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou à uma lotérica de posse do seu Cartão Cidadão e solicitar o saque do seguro. Você também pode solicitar o depósito do dinheiro diretamente em sua conta corrente ou poupança Caixa.

Quem tem direito ao Seguro-desemprego?

Nem todos os trabalhadores que perdem o seu emprego podem pedir esse beneficio, o qual é direcionado para os seguintes casos:

  • Trabalhadores domésticos e formais que foram dispensados indiretamente ou sem justa causa;
  • Trabalhadores formais que tiveram os seus contratos de trabalho suspensos devido à participação em programa de qualificação profissional ou curso que tenha sido promovido pelo empregador;
  • Pescadores profissionais que estejam em período do defeso;
  • Trabalhadores que foram resgatados da condição próxima a de escravidão.

Viu como é simples fazer o agendamento? Então se você gostou, deixe a sua curtida no botão abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *