Agendamento da Carteira de Trabalho – Como fazer

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou simplesmente Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes para a carreira de um trabalhador, uma vez que nele se encontra todos os registros importantes como a entrada e saída de uma determinada empresa, a função exercida, salários, o número do PIS e as anotações do FGTS e de férias. Até algum tempo atrás, para tirar a sua Carteira de Trabalho você deveria se apresentar pessoalmente a uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aguardar o atendimento e informar seus dados para a obtenção do documento, porém hoje é possível realizar o agendamento da carteira de trabalho sem sair de casa e evitar filas e espera.

Agendamento da Carteira de Trabalho
Agendamento da Carteira de Trabalho – Como agendar

Porém, esse modelo de atendimento foi modificado. Agora para pedir a sua Carteira de Trabalho, assim como outros serviços do Ministério será preciso realizar um agendamento online para comparecer na referida data e horário estipulado para ser atendido por um funcionário.

Se essa informação é uma novidade para você, então não deixe de ler esse artigo até o final para saber como funciona o sistema de Agendamento do Ministério do Trabalho. Confira a seguir.

Agendamento Carteira de Trabalho

Essa foi uma solução encontrada pelo Governo Federal para melhorar o atendimento nos Postos, já que era comum se deparar com as longas filas de espera e a dificuldade de realização rápida do serviço.

Dessa forma, conseguiu-se desafogar as unidades do MTE, cujo resultado foi positivo para ambos os lados – os trabalhadores não precisam ficar esperando em longas filas sem saber se dará tempo para serem atendidos, e os funcionários conseguem trabalhar mais e melhor oferecendo um atendimento mais rápido e eficaz.

Agendamento da carteira de trabalho pela Internet

O procedimento é bem simples. Em primeiro lugar você deverá conferir se na sua cidade ou região o sistema de agendamento já foi implantado. Para isso, é só verificar nesse link (http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam).

Agendamento da Carteira de Trabalho pela internet
Agendamento da Carteira de Trabalho pela internet

Se não houver você precisará se dirigir diretamente a um Posto de Atendimento do MTE, mas se o sistema já se encontrar disponível é só fazer o seguinte procedimento:

  • Neste mesmo link do Saaweb, clique no botão a esquerda de sua tela “Agendar”.
  • No formulário selecione o seu Estado, o seu Município, o Tipo de Atendimento (Escolha “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”, se for estrangeiro é só optar pela opção abaixo desta), digite o código de segurança e depois clique em “Prosseguir”.
  • Na nova janela apresentada você deverá informar os dados pessoais que o sistema vai lhe solicitar;
  • Depois clique novamente em “Prosseguir” e verifique a disponibilidade de data e horário para a efetivação do agendamento.
  • Escolha a que lhe for melhor e depois confirme no botão correspondente.
  • Após a realização desse procedimento é só aguardar a data para levar os documentos pessoalmente ao Posto de Atendimento.

Documentos necessários para a emissão da Carteira

Tanto no agendamento, quanto no dia de sua apresentação no Posto do MTE é importante que tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do seu PIS (se não tiver, solicite em uma agência da Caixa).

E atenção: se não puder comparecer ao Posto de Atendimento do MTE no dia e horário previamente agendado, acesse com antecedência o link do Saaweb e faça o reagendamento, para marcar uma nova oportunidade.

Espero que este artigo tenha te ajudado. Que tal compartilha-lo com seus amigos? Eles vão gostar!

2 respostas para “Agendamento da Carteira de Trabalho – Como fazer”

  1. Boa noite!
    Meu filho é de menor, ele não possui número de pís.
    Como ficaria neste caso?
    Seria identidade, cpf e certidão de nascimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *